quarta-feira, fevereiro 14, 2007

No cavalo de pau com Sancho Pança - 19

Longa vai - e ainda mais longa será - a viagem. Vamos alargar a passada, ultrapassando 12 páginas - e com pesar pois não menos mereciam transcrição que as que já estão e irão ser transcritas. Mas tem de ser!
"Homem desarvorado", Cervantes não podia estar muito tempo casado, recatado e quedo, em Esquívias, suportando suspicácias e outros olhares de través. E a Sevilha voltou, assim como ao serviço do rei. Para função ingrata que nem ofício era. A de comissário cobrador de impostos...
Passemos então à página 139:
Cervantes, se não por génio, evidentemente que por necessidade, teve de desempenhar esse árduo papel. A certa altura, estava de mal com Deus e com os homens. De mal com Deus, pois que foi excomungado duas vezes pelo cabido e arcipreste, seus ministros na terra, e com os homens, isto é, com os governantes, já que três vezes o meteram na cadeia por não apresentar as contas certas ou a tempo, sob acusação de se ter alcançado e cometido indelicadezas com os dinheiros do rei.
É possível que Cervantes se prontificasse a exercer tão execrável função, à falta de melhor sem dúvida, e ainda na esperança de que, desta feita, os seus serviços fossem galardoados com o almejado emprego nas Índias. E então adeus letras!
Pobre e iluso homem! Se malversões cometeu além das que estavam implícitas no seu papel de comissário, não lhe renderam com que sair da cepa torta! Entrou para ele pobre e saiu a tinir. Segundo os documentos exumados do pó dos tombos por Pérez Pastor, se quis, em Novembro de 1590, vestir-se e comprar a Miguel de Cavides & C.ª, mercadores de Sevilha, contra o inverno que se anunciava, raxa de mescla para se vestir, houve de dar Tomás Gutiérrez como fiador de dez ducados em que importava a fazenda. Além de excomungado. e três vezes encarcerado, pago tão tarde e às más horas que teve de levar o débito do seu ordenado para juízo, quando acabou a enorme incumbência não lhe restava no bolso com que mandar cantar um cego.
Viu levantarem-se contra ele os frades, os cabidos, os bispos, personalidades gigantescas e preponderantes do grande mundo eclesiástico. Penou no cárcere de Sevilha, metrópole truculenta do vício, em que aprendeu geringonça e flamenca, e entrou em contacto com pícaros e delinquentes de alta moina. A sua experiência enriqueceu-se à custa de sofrimento e de vexames.

Nenhum comentário: