segunda-feira, fevereiro 12, 2007

No cavalo de pau com Sancho Pança - 18

Este vai ser um "post" tipo cópia, sem comentários nem imagens, pois é um longo excerto da vid(inh)a do Cervantes enquanto esposo. Lá por Esquívias. Páginas 126 e 127:
Todavia, a sorte de ser mulher, majorada tempos depois da terça que lhe fez a mãe - contanto que não a pudesse alienar, o que equivale a ter-lhe imposto o regime dotal, havendo por bem recatá-la das unhas do genro, no que aliás Catalina viria a reincidir mais tarde, expressamente, no testamento - daria para matrimónio género burguês, regradinho, estes casais onde o marido faz de barca e a mulher de arca, um a trazer, outro a guardar. Para isso era necessário que Cervantes tomasse o papel a sério, ao mesmo tempo que fidalgo dando leis na arcada, pegando à vara do pálio aos domigos e dias santos, fosse um verdadeiro proprietário de Esquívias. Como tal, teria que à sua altura pegar no podão e podar as cepas, limpar as oliveiras dos galhos mortos e ramagem parasita, plantar o cebolinho, assistir à vindima, à pisa das uvas, à encubação do mosto, ir todas as noites e todas as manhãs encostar o ouvido ao batoque do tonel para avaliar pelo rumor se a fermentação se ia operando satisfatòriamente, não ter escrúpulo de aparelhar as mulas, ser mestre regatão a vender e aprovisionar aos almocreves com o produto das fazendas, etc., etc. Tais funções para Cervantes eram grego. Todavia, com um homem de engenho superior, com era o seu, a agronomia oportuna encontra-se no seguimento da alameda rústica que se trilha. Tivesse ele a pachorra necessária, e sobrar-lhe-ia capacidade para se instruir duma arte que tudo demanda do bom senso, do jeito e do tacto previdente e minucioso. Mas seria preciso que o Cervantes farandoleiro se desdobrasse em abegão, podador, seareiro, viticultor. Pedi-lo a um homem que foi soldado de pré e poeta que se entregou ao sonho a perder de vista terra e mar, para mais aventureiro e corredor das sete partidas, era meter o vento numa arca.
Pobre Cervantes, ainda nos atrevemos a dizer nós... mas logo Aquilino continua "Cervantes devia sentir-se recalcado em sua pessoa, objecto de suspicácia dos parentes da mulher, a começar pela sogra". Adiante, cavalinho, que os "posts" têm limites e isto são coisas lá da vida privada de Miguel e Catalina...

Nenhum comentário: