quinta-feira, maio 10, 2007

No cavalo de pau com Sancho Pança - 33

"O berço de D. Quixote de la Mancha. O cárcere ou os caminhos ensoalhados da Mancha? Índole da novela. A arraia-miúda é chamada a figurar no presépio castelhano. Sancho Pança também é gente (...)".É este o começo do enunciado do capítulo VIII do ensaio de Mestre Aquilino. Que diz tudo - além de tudo o mais que também diz logo a seguir - e dispensa as palavras de introdução e "ponte" que tenho vindo a deixar de minha lavra. Pois caminhemos pelas páginas 176-7 que começam o capítulo.
___________________________________________________
O D. Quixote devia ter sido inspirado a Cervantes quando, reagindo o homem de mal consigo e com o mundo, bifurcado no lombo de uma mula passeira, através de caminhos velhos da Mancha, via da terra desdobrar-se o manto florido, as aves em seu bulício, o sol maravilhoso nascer e mergulhar no catafalco da púrpura vespertina, sentindo em suma o repululamento exaltador da vida. A pústula conduz à náusea e não ao arroubo sensorial. E, quanto a elevação, o que medra e cresce desmesuradamente no cárcere é o sentido da liberdade inato em todo o ser vivo. Se os tiranos fossem coagidos a um estágio entre ferros, como aula política, sujeitos ao regime comum, acabariam por ter noção mais exacta e com certeza mais profícua de humanidade.
É bem manifesto que D. Quixote, livro popular, deve à sua índole o império que alcançou sobre a curiosidade comburente do mundo. Tal como a Bíblia, onde os grandes capítulos são aqueles em que palpita e vibra o homem de barro comum: Job, o livro de Rute, os Macabeus, etc. Tal como a Odisseia.
_______________________________________
E por aí fora... como iremos ver mais adiante.

3 comentários:

GR disse...

Eu continuo a ler e a ficar sem tinta.
Muito trabalho, mas estás de parabéns.

GR

nothing disse...

oi Jõao Carlos Silva, fiz uma pequena participação meio que intrusa no seu programa, em Cachoeira- BA, juntamente com a turma de jornalismo.
foi um prazer conhecer você , uma pessoa tão boemia! ainda lembro de seus conselhos.. "sejam boemios na vida" ! a foto se encontra no meu orkut! se tiver comunidade relacionada ao programa ssal na língua , me mande o link, por favor! também gostaria de saber em que canal da tv a cabo, que horário e o dia que será apresentado esse programa! sucesso para você e lembranças à você e sua equipe! beijos

nothing disse...

ah, meu e-mail: jullyhelvia@gmail.com
orkut:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16002136524689036262
bjosss