segunda-feira, janeiro 15, 2007

No cavalo de pau com Sancho Pança - 7

Pergunto-me como foi possível estar uma semana sem aqui trazer Aquilino, andando com ele na pasta e nos projectos... para quando tempo livre encontrasse.
Isto dos jogos de hóquei a meio e no fim da semana e todos os problemas que ser dirigente de um clube como o Juventude Ouriense traz, e mais uma reunião de dois dias do Comité Central, impediram-me de montar no cavalo de pau e de acompanhar Sancho Pança. Mas fez-me cá uma falta!... Decerto só a mim porque não descubro reacções a este trabalho que tanto prazer me está a dar. A ele volto, ainda com Cervantes no cativeiro, e muito longa seria a transcrição se o espaço não tivesse de ter limites apertados. Por isso me quedo (atormentado) por alguns curtos trechos das páginas 66 e 67.
"Quem não ignora o que é a psicologia dos desterrados avalia o que era naquele estarim o refervedouro das paizões, dos pareceres desencontrados, das inimizades, das intrigas e insídias, em suma, da desordem e confusão em toda a linha. (...) O desterrado, e quem diz desterrado com dobrada razão diz cativo, nunca está contente nem conforme com a ordem do mundo. (...) Exacerbam-se nele todas as inclinações da civilização, como seja brio, honra, timbre, justo orgulho e a vaidade, que é a primeira plumagem que mais se engrifa no pescoço do galo e, por metáfora, no coração do homem. (...) Quanto a costumes, quem caía em Argel deixava-se impregnar muito ou pouco. Vivia-se na devassidão ou, melhor, à rédea solta. Para os cativos, o facto mesmo de terem sido postos à margem da sociedade, como detritos da ressaca, impelia-os automaticamente, ou seja como um termo da instintiva revindicta, para o desfrute daquilo que a existência podia oferecer de mais próximo e recuperador. Por certo que criaturas do jaez daqueles alferes, aprisionados, daqueles homens de letras com as suas ambições quebradas, embora entre elas houvesse eclesiásticos, quando se achavam juntos, decerto se não punham a rezar o terço.
Juan Blanco de Paz devia ter-se tornado o fantasma dos cativos e, por sua vez, o bode expiatório no banho de El-rei. Prestaria também o flanco por estar sempre a meter o nariz na vida do próximo, parecendo intrigar quando o seu objectivo era destorcer as meadas dos sucessos menos ortodoxos que se fossem dando, inquirindo e tomando notas. (...) O Demónio do Meio-Dia tinha espiões em toda a parte, a seu serviço e de Deus. Podia deixar aquele lugar tão crucial sem esculca?! "
Tenho de parar. A custo o faço, até porque o "retrato" da inquisição ("o Demónio do Meio-Dia") e o "filme" dos seus procedimentos são traçados, por Aquilino de forma magistral, enquadrando-a no tempo em que foi - e tanto continua a ainda ser...

Nenhum comentário: