segunda-feira, novembro 20, 2006

Deixa-te levar pela criança que foste - de O Livro dos Conselhos

Mais um livro do português Prémio Nobel da Literatura. Um livro de José Saramago. As (suas) Pequenas Memórias.
Nas páginas já lidas, o estímulo a cada um se deixar levar pela criança que foi, como aconselha "O livro dos Conselhos".
Ou pela criança que, hoje, cada um queria ter sido e que, hoje, a si se conta como se assim tivesse sido.
Eu queria ter nascido nesta casa. Naquele quarto onde meu pai nasceu, e por onde começo as "visitas guiadas" para os que são "primeiras visitas" dizendo "neste quarto, nasceu o meu pai em 21 de Janeiro de 1898".
Aqui, onde estão as raizes que fiz minhas mas onde não nasci, gostaria de ter "andado à escola", ido aos pássaros, descoberto os "seios crescendo debaixo da blusas", sacholado umas leiras, pontapeado bolas de trapo ou bexigas de porco. De ter vivido o tempo todo o que só vivia nas fugidias férias de "menino da cidade" que lá nascera e por lá vivia.
E tenho as memórias do que fui contrastadas com as memórias do que queria ter sido. O romance que escreveria com elas! Para o único leitor que eu seria.
E por aqui me fico... nesta insónia ditada pela leitura de Saramago.
Sérgio Ribeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e