sexta-feira, janeiro 09, 2009

O elefante e a sua viagem

Ia o leitor em viagem. De muitas horas. Começara a ler A Viagem do Elefante de vagar, pausadamente, em passada lenta e pesada. Assim tinha de ser. Mas as horas de avião foram muitas e muitas gastou, enquantos outros dormiam, a viajar aquele livro até ao fim.
Que livro é ele? Um livro de acasos. Que nasceu de acasos, como o autor o conta numa breve página introdutória, também de agradecimento. Depois, é um livro com uma história fora do livro, no seu tempo de escrita. História com um final feliz porque houve vida para o escrever, porque escrito foi. E que livro é este? O leitor leu-o à procura de que livro estava a ler. E ficou sem o saber muito bem. Terá de o ler outra vez. Talvez para continuar sem saber como "arrumar" que livro terá, talvez, lido duas vezes.
E isso importa? É necessária uma etiqueta? É um livro escrito por José Saramago. Que o leitor - este leitor - sente que deu muito gozo ao autor escrevê-lo. Em que ele teve, enquanto o começou e, depois, acabou de escrever, a alegria de estar vivo e a ser o que é, o amador que ama a sua profissão, o unico amadorismo que Mário Castrim consentia. O leitor também saiu da leitura, desta primeira que outra procurará que haja, com o prazer que lhe dá ler, e ler Saramago. Quase sempre.
Mas... que livro é este? Chegou o autor ao sítio aonde o esperavam. Acabou, assim, esta viagem. E já começou outra. É o fado de quem tem este itinerário, o de escrever livros.

2 comentários:

Anônimo disse...

essa "viagem" também está na minha lista de espera...como a do Vietnam! :)) faz agora precisamente uma semana, vi no canal travel um programa sobre gastronomia... nesse território asiático! (volta e meia conseguimos ver programas fantásticos, a "zon" ou o "meu" dão muitos jeito para programar gravações)...bom depois de ver mais uma vez imagens lindas dos espaços, das gentes, dos quotidianos à volta das iguarias, elaboradas com muita arte, naquelas bancas de rua (adoro!) resolvi actualizar as leituras dos blogs dos viajantes (sim também fui ao Quarteto, sim fiz uma poça de baba...)reforçou a minha vontade de conhecer esse extraordinário país e resistente povo :) bom mas também passei aqui para te dizer que me deliciei com outra "iguaria", o teu livro, foi muito bom conhecer mais um pouco de ti, bem como sentir emoções ao ler o relato de alguns episódios, bem haja... ando pela China com o "tudo debaixo do céu"-Matilde Asensi. (China, Vietnam, livros, tv's...devem ser as nossas necessidades compensatórias de fugir por breves momentos da actualidade que nos cai em cima ;) agora até temos que aturar por aqui, com o "outro" que não foi julgado naquele processo ordinário...haja paciência!)
desculpa o tamanho desta passagem

um grande abraço
Eulália

Sérgio Ribeiro disse...

Desculpar o tamanho do comentário?
Sé se for para ser repartido por vários comentários...
Obrigado e grande abraço