sexta-feira, janeiro 02, 2009

Ho Chi Minh - Carnet de prison

Em 21 de Dezembro de 2008, em Hue, antiga capital do milenar Vietnam, amigos ofereceram-me um livro. Há lá coisa melhor? E quando o livro se chama Carnet de prison e o autor é Hó Chí Minh haveria melhor autor de que me oferecer este livro, neste dia, cidade e lugar míticos?

(Editions Thé Giói, Hanoi - 2006)

Reproduzo um excerto do texto anexo de Phan Nhuan, tradutor do vietnamita para francês, e dois poemas, que me atrevo a trazer para português, vindos do original chinês, em que Ho Chi Minh os escreveu, do sino-vietnamita para que foram transcritos e do francês, tal como estão neste belo pequeno livro, verdadeira prenda de aniversário.

1

Julho de 1946, Paris.
No salão de um grande hotel da “rive droite”, um jornalista fresco e rosado há um quarto de hora que persegue com questões insidiosas um homem magro, profundamente marcado pelo sofrimento e as privações, sentado atrás de um ramo muito simples de rosas vermelhas.
À volta, uma centena de repórteres e observadores de vários países.
O jornalista – Senhor Presidente, é comunista, não é verdade?
O homem, pacientemente – Sim.
- Fez a Resistência?
- Sim.
- Quanto tempo?
- Cerca de quarenta anos.
- Também esteve preso!
Percebeu-se onde o jornalista queria chegar.
- Sim.
- Que prisões?
- Muitas prisões, senhor.
- Longo tempo?
O homem magro sorriu um certo sorriso, olhou o jornalista fresco e rosado.
- Sabe?, quando se está preso, o tempo é sempre longo!

(...)
2.
Na primeira página

Versejar nunca me apaixonou de verdade
Mas, preso, não tendo nada melhor para fazer
Para passar os longos dias e me ajudar a viver
Eu rimo enquanto espero ver a Liberdade

3.

Caminhando

Ainda que tenha as pernas e os braços fortemente amarrados
Sinto o perfume das flores, ouço o voo das aves em liberdade.
Cheirar, escutar… não me podem proibir esta felicidade
Que faz o caminho menos triste e os homens menos isolados.


6 comentários:

GR disse...

O valor deste livro, a sua riqueza, a sua importância.
Há prendas que não têm preço.
“Caminhando” é tão lindo que se torna comovente.

Eu sabia que a tua viagem era para nós, uma mais valia.
Obrigada,

GR

samuel disse...

Muito bom! Parabéns!...

Maria disse...

Uma bonita prenda de aniversário que acabas de partilhar connosco...
Até parece que estás a "respirar" melhor!!!
Obrigada.

Beijos

Anônimo disse...

então houve aninhos em terras de Ho Chi Minh :)?!
Parabéns, Amigo !
beijocasssss
vovó Maria

miguel disse...

Obrigado, camarada!

Anônimo disse...

bem mereces momentos desses!

Eulália