sábado, julho 26, 2008

A Prelo Editora - 4

Julgo (mas não juro...) que a primeira edição da Prelo foi O menino entre gigantes, de Mário Domingues (com capa do angolano António Domingues), saída da tipografia em Dezembro de 1960.
Com este livro se iniciou a colecção autores portugueses, a que logo depois se seguiu esse notável Chiquinho, de Baltasar Lopes, autor (e professor) caboverdeano e "claridoso".
Apenas duas anotações: Matai-vos uns aos outros, de Jorge Reis, ganhou em 1962 o “Prémio Camilo Castelo Branco”, criado pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Grémio Nacional dos Editores, alguns dos autores portugueses que estão nesta colecção foi na Prelo que publicaram o seu primeiro livro.

3 comentários:

Maria disse...

Estes teus posts obrigaram-me a ir à procura de alguns livros que sei ter, só que não sei bem onde. Perto de mim estarão, e nas "semi-organizadas" prateleiras também. Só que as estantes são do mesmo tamanho há bastante tempo, e os livros aumentam. Aí aparece a confusão...
Enquanto procurava um certo livro, apareceu-me um outro, oferecido pela Escola do Partido em 1984, e as palavras que 7 camaradas (na altura) lá escreveram sacaram-me um sorriso...

Maria disse...

Esqueci-me de dizer que não encontrei "o certo livro" que procurava...

Sérgio Ribeiro disse...

... é sempre esse que não se encontra!
Em compensação (?) encontrams-se outros... e com dedicatórias de que fiquei curiosíssimo!
Abreijo