quinta-feira, junho 07, 2007

Rubem Fonseca!

Duas resposta numa entrevista (em Feliz Ano Novo):

"'Você escreve os seus livros para um leitor imaginário?'

'Entre os meus leitores existem também os que são tão idiotas quanto os legumes humanos que passam todas as horas de lazer olhando televisão. Eu gostaria de poder dizer que a literatura é inútil, mas não é, num mundo em que pululam cada vez mais técnicos. Para cada Central Nuclear é preciso uma porção de poetas e artistas, do contrário estamos fodidos antes mesmo da bomba explodir.'"

"'Última pergunta: você gosta de escrever?'
'Não. Nenhum escritor gosta realmente de escrever. Eu gosto de amar e de beber vinho: na minha idade eu não deveria perder tempo com outras coisas, mas não consigo parar de escrever. É uma doença.'"

Nenhum comentário: