sábado, fevereiro 17, 2007

No cavalo de pau com Sancho Pança - 21

Mas voltemos à vida atribulada de Miguel Cervantes. Ainda na página 146, é-nos contado, naquela prosa impar de Aquilino:

Uns sete anos esteve Cervantes sem ir a Esquívias. Apenas uma vez se encontrou com Catalina, sua mulher, e é de supor que, esta, só então comparecesse depois de muito rogada e por comiseração com o prófugo no cartório dum notário. Tão espaçado silêncio significa divórcio de pessoas e lugares. Quem deu causa? Pelo que se conhece da vida de Cervantes, este é que devia ter fornecido à moça inteiriça, digna planta da terreola toledana, suspicaz e apegada à cartilha dos seus maiores, a razão eficiente. Catalina seria daquelas que, quando se entregam, a sua rendição é incondicional. Também, quando lhes dão azo a terem rompido o pacto jurado, nunca mais este se solda como sucede com a faiança fina.
A esposa, ou porque Cervantes desse provas de cansaço e bocejasse, ou a sua atitude fosse de desafecto, pondo a descoberto o móbil interesseiro que o induzira a contrair o enlace, devia tê-lo visto partir sem mágoa. (...) Pode aceitar-se também que se tenham revelado temperamentos diferentes e inconciliáveis, Catalina uma pobre alma antiquada, Cervantes um aventureiro que provara todos os venenos do corpo e do espírito. Convir-se-ia então que seria este um desacordo perdoável. Um zoilo ou um realista dirá que para o homem batido do mundo, que beijara muitas bocas, saboreara o prazer dos sentidos com o requinte que reveste nas cidades e, particularmente, na terra devassa de Argel, envolver-se num negócio de amor, em tudo adamítico e insonso, com uma Eva rústica e sem graça, só havia um remédio, fugir a sete pés. E ele, de facto, fugiu a pés de lobo. Fugiu para Sevilha, e não consta que ela fosse atrás dele ou alguma vez o chamasse.
Mas isto já nos fora contado por Aquilino, que vai desenleando a meada e, por isso, tem de voltar atrás e pegar em fios deixados soltos. E só se repete porque esta prosa é irresistível.

Um comentário:

remedio pau de cavalo disse...

pou de cavalo